10 Dicas para deixar elegante e atemporal
2 de agosto de 2016COMO DECORAR AMBIENTES PEQUENOS
22 de julho de 2017Que o retrô veio pra ficar, talvez você já tenha se dado conta, mas o que muita gente não sabe é como lidar com esse estilo para decorar a casa. Calma! Neste post vamos te inspirar com algumas dicas e de quebra te explicar tudo sobre essa tendência.
O estilo retrô nada mais é do que a inspiração em “tempos passados”, veja bem, é a inspiração, a referência! Não caia no erro de dizer que retrô é antigo, retrô é uma releitura daquilo que foi usado anos atrás. Não se esqueça que a moda é cíclica, seja ela para roupas ou decoração.
E aí você se pergunta: mas não posso usar o móvel da minha avó? Hei! Você pode tudo quando o assunto é arte, mas hoje vamos abordar o retrô e não o vintage. Não, eles não são a mesma coisa, prometemos que terá post especial da tendência vintage na decoração aqui no Blog.
A linha retrô tem sido evidenciada nos últimos anos, o ar romântico e ao mesmo tempo arrojado – geralmente dos Anos Dourados (década de 50), mas também de outras décadas como os anos 20, 70 – caiu no gosto do público e tem vestido muita gente e decorado muitos ambientes. E se aceitam nossa opinião, é um charme! Uma escolha cheia de atitude, moderna e de quebra nostálgica, tem coisa melhor que isso?
O que vale sempre é prezar pelo bom gosto – e aqui, venhamos e convenhamos que cada um tem o seu – mas, o bom senso nunca caí de moda e as vezes vale a pena se antenar nas dicas de quem está no universo da moda (seja ela em roupa, acessórios ou decoração) para não pesar na mão e depois se arrepender.
Os móveis retrô, tem como características: linhas simples e sofisticadas, superfícies lisas, cores intensas laqueadas, design clean e formas ousadas. Caí muito bem nas casas de pessoas vibrantes, cheias de otimismo e identidade e claro, que adora o clima nostálgico de anos que, muitos, nem viveram.
E como fazer essa decoração retrô?
Vamos te dar 5 dicas incríveis pra não errar na hora das escolhas:
- Cuidado com os excessos – Entenda que gostar do retrô não significa que você precisa deixar a sua casa inteira decorada a la anos 50!
- Criando o equilíbrio – A ideia é mesclar o moderno com o nostálgico, prezando sempre por um ambiente harmonioso! É sério, não tem erro!
- Escolhendo a década – Lembre-se que para que a sua casa se torne o “Lar Doce Lar”, ela precisa revelar a identidade que quem vive nela. Se você é uma pessoa mais requintada e clássica, provavelmente vai se identificar com releituras da década de 20. Agora, se você faz mais o estilo despojado vale a pena se ligar nas referências do pop art e se jogar nos anos 50!
- Deixe o retrô em evidência – Você não precisa colocar luzes em volta da sua cristaleira retrô, por exemplo, mas deixa-la num ponto estratégico fará toda a diferença.
- Quatros, latas e afins – Pra aderir a tendência retrô não é obrigatório investir em móveis, se a grana está curta ou se você ainda não se acostumou com a ideia, pode deixar alguns artigos de decoração como quadros, porta retratos, sons com design de vitrolas, alguns discos na parede ou na rack, telefones, geladeira ou qualquer outro eletrodoméstico que faça a linha do retrô são bem vindos e vão dar um ar arrojado no ambiente.